Foram descobertas por um médico inglês chamado Edward Bach que constatou que extratos de flores diluídos em água tratam diretamente as emoções equilibrando-as.
Em geral , as essências florais são preparadas a partir de uma infusão solar de flores silvestres ou flores intactas de jardim em um recipiente com água , que é posteriormente diluída , potencializada e conservada em conhaque. A preparação requer uma cuidadosa atenção á pureza do ambiente , á vibração e potencia das flores , ás condições celestes e metereológicas , e um estudo sensível das propriedades físicas e energéticas da planta ao longo dos seus ciclos de crescimento.
As essências florais não são remédios no sentido alopático, pois não contêm moléculas das substâncias medicinais específicas extraídas de folhas moídas. Se quimicamente analisadas, observaremos apenas a presença de água e de um conservante(brandy, vinagre de maçã ou glicerina vegetal) não havendo, portanto, nenhum princípio ativo físico que explique seu potencial curativo.
Assim como os remédios homeopáticos, elas também têm uma natureza vibracional, sendo bastante diluídas sob o ponto de vista físico, mas altamente potencializadas quando se trata de energia sutil existente, incorporando o padrão energético de cada flor.
Sendo assim, seu impacto final não é resultado da interação bioquímica direta no corpo. Na verdade, elas atuam nos diversos campos de energia que circundam o ser vivo, atingindo os vários níveis de consciência, influenciando o bem estar mental, emocional e físico.
As essências florais são 100% naturais, em contra indicações e efeitos colaterais e podem interagir com outros medicamentos alopáticos , homeopáticos e fitoterápicos.
Tem ótimos resultados como tratamento complementar . Do mesmo modo que os humanos, os animais também sofrem de stress, carência, agitação, dentre outras reações.
A Terapia Floral é um modelo terapêutico (reconhecido e recomendado pela OMS/1976), que embasado em princípios da Física, admite a existência de campos eletromagnéticos ao redor de nosso corpo físico, também denominados corpos sutis. Neste sentido considera que as moléculas bioquímicas que constituem nosso corpo são na verdade uma espécie de energia vibratória, sendo a matéria seu estado mais condensado. Ela parte do princípio de que os padrões anormais de organização e crescimento celular seriam precedidos por perturbações nestes campos energéticos sutis e de que as doenças não seriam causadas apenas por germes, bactérias, substâncias químicas ou traumas físicos, mas também por padrões de disfunção crônica de energia mental e emocional.
Os florais agem equilibrando os pensamentos e as emoções e, em conseqüência disso, seus efeitos se tornam visíveis a nível comportamental. Em razão da sua atuação nos corpos mais sutis (mental e emocional), os florais funcionam como excelente preventivo de desequilíbrios orgânico.
"Cada remédio floral trata uma determinada pessoa e uma condição particular. O uso de todos estes remédios (essências florais) está amplamente distribuído pelo mundo em uma pequena escala. Eles são excelentes para o autocuidado, sendo totalmente sem efeitos colaterais e não oferecem perigo caso um remédio errado seja prescrito." (H. A. W. Forbes, Selected IndividualTherapies; em Bannerman et al., Traditional Medicine and Health Care Coverage, World Health Organization - WHO, 1983).