Em países como a China, essa prática é seguida há séculos. No Brasil, as plantas eram usadas pelos povos indígenas em rituais de cura, da mesma maneira que os povos africanos faziam sua associação com rituaisreligiosos.
A disseminação da fitoterapia teve, também, auxílio dos povos europeus, que aqui chegaram durante o período da colonização, e dos chineses e japoneses, imigrantes do início do século passado. Hoje, a fitoterapia tem adeptos em todo o mundo, e seu uso é cada vez mais difundido pela comunidade médica.
Os medicamentos fitoterápicos são aqueles que utilizam como matéria-prima partes de plantas, como caule, folhas e raízes. Esses medicamentos, quando utilizados de maneira correta, podem trazer uma série de benefícios para a saúde, principalmente porque não causam efeitos colaterais na mesma proporção que os medicamentos sintéticos. Os produtos fitoterápicos possuem ação mais suave que os medicamentos comuns. Isso se deve ao fato de que o princípio ativo da planta não é utilizado de maneira isolada, atuando juntamente com várias outras substâncias presentes nas plantas.
Além de ingeridos como forma de cápsulas ou chás, a fitoterapia tem outras formas de aplicação como compressas , inalações , gargarejos e óleos onde os princípios ativos das plantas não são ingeridos mas absorvidos pelo corpo ou pela inalação de seus óleos essenciais ou pela absorção dos mesmos pela pele. Óleos essenciais são os princípios ativos das plantas , capazes de alterar nossa fisiologia entrando diretamente nas células danificadas ou stimulando a produção de substâncias cerebrais (neurotransmissores) que modificam nossas sensações e emoções.
As ervas secas são repletas de óleos essenciais que são muito voláteis. São eles que chegam ao nosso nariz e fazem com que possamos sentir o cheiro das ervas.
Os óleos essenciais quando inalados , caem direto no sistema nervoso e desencadeiam uma série de alterações químicas no cérebro, ativando a produção de neurotransmissoresresponsáveis pela indução de diferentes estados emocionais , como relaxamento , tranqüilidade, excitação etc...
Os princípios ativos das plantas também penetram nos poros da nossa pele quando em contato direto. Através deste contato, caem na corrente sanguínea e são levados para diferentes partes do corpo onde vão atuar diretamente nas células , alterando-as quimicamente.